domingo, 23 de março de 2014

MORADIA E MEIO AMBIENTE

Comunidade São Francisco de Assis

Os educadores do Programa Urbano realizaram duas oficinas  de Formação com o tema:  "Moradia e Meio Ambiente", neste sábado 22 de março de 2014. Os encontros aconteceram na  Zona Leste da Capital Paulista, uma na Comunidade São Franciso de Assis - Complexo de Favelas  Vergueirinho/Nova Divinéia, Região de São Matheus e o segundo  no Jardim Laranjeiras. .

Moramos em uma cidade onde há muito concreto e poucas áreas verdes, com milhões de carros e indústrias que poluem o ar e interferem no clima. As mudanças climáticas estão ocorrendo em todo o planeta e promovem aumento dos fenômenos climáticos como secas, furacões, tempestades, derretimento do gelo nas calotas glaciais, e aumento no nível dos mares. Estas mudanças no clima provocarão muito mais enchentes, inundações, tufões, vendavais, desabamentos e deslizamentos, atingindo toda a população, sobretudo a mais pobre que mora em habitações precárias às margens de córregos

 Nas regiões  de Sapopemba, São Mateus, Aricanduva, Vila Formosa, Vila Prudente e Itaquera.  há uma concentração de 344 favelas, muitas delas localizadas em  áreas de  risco sujeitas a deslizamentos, enchentes e inundações.

Jardim das Laranjeiras

O Poder Público tem a responsabilidade de implementar ações de prevenção e adaptação às alterações produzidas pelos impactos das mudanças climáticas e a população também precisa cuidar melhor do lugar onde vive. Para ter melhores resultados, precisa haver parceria entre o poder público e a população. 
Cuidar da cidade onde moramos é dever de todas as pessoas que nela vivem.

Os encontros fazem parte da formação prevista no projeto  "Promovendo uma Cidade Inclusiva e Sustentável", parceria do MDF - Movimento de Defesa do Favelado e APOIO - Associação de Auxilio Mútuo, que conta com apoio de CAFOD - A Agência Católica da Inglaterra e País de Gales, de desenvolvimento internacional, e Financiamento da União Européia.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário