segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cerimônia de Encerramento do Projeto




















A cerimônia de encerramento do projeto acontecerá na quinta-feira dia 10 de dezembro de 2015, às 19h, no  Colégio Maria Imaculada, Rua Maestro Cardin, 1.144 (6ºandar),  Bela Vista --  São Paulo - SP.  O evento celebrará também o Dia Internacional de Direitos Humanos. Presença confirmada da CAFOD e da Delegação da União Europeia no Brasil.


O objetivo deste Projeto, implementado de janeiro de 2013 a dezembro de 2015, é contribuir para uma cidade inclusiva, através da melhoria das condições de vida e diminuição da vulnerabilidade socioambiental de comunidades que vivem em situação de pobreza em São Paulo.

Este projeto é uma parceria entre duas entidades do Programa Urbano: a APOIO (Associação de Auxílio Mútuo) e o MDF (Movimento de Defesa do Favelado – Região Episcopal Belém). O projeto conta com o apoio de CAFOD (Agência Católica para a Cooperação Internacional da Inglaterra e país de Gales) e o co-financiamento da União Europeia.

Sua presença é essencial no evento. Contamos com sua participação e nos colocamos a disposição para eventuais esclarecimentos.

Para confirmação, favor enviar e-mail para apoioimprensa@gmail.com ou nos telefones (11) 9534-2913  (Heluíza) ou (11) 99818-8105 (Sueli).

Atenciosamente,


                    Heluíza Regina Soares                     Sueli de Fátima de Almeida Machado
                Coordenadora do Projeto                            Coordenadora do Projeto  
                 APOIO                                                      MDF
                                                                                          



“Promovendo uma cidade inclusiva e sustentável: redução da vulnerabilidade social, ambiental e climática das comunidades de baixa renda em São Paulo”

Entidades realizadoras: MDF, APOIO e CAFOD
Local: Rua Maestro Cardin, 1.144 (6ºandar),  Bela Vista -  São Paulo - SP
Data: Quinta-feira 10 de dezembro de 2015, Horário: 19:00 horas  

Objetivo: Dar visibilidade ao projeto e seus resultados na promoção de uma cidade justa e sustentável em São Paulo, comemorando seu encerramento no Dia Internacional dos Direitos Humanos, e dar reconhecimento e agradecer aos principais envolvidos, incluindo às famílias e lideranças comunitárias, à equipe das entidades realizadoras, e aos parceiros e apoiadores.

Programação da Cerimônia
19h00 – Chegada -  Apresentação das Organizações e Representantes Presentes
ü  Chegada e assinatura de lista presença
ü  Animação das crianças do Centro Cultural Vila Prudente
19h15 – Abertura do evento e Apresentação do Projeto
ü  Bem-vinda da Coordenação: Saudação de boas-vindas, apresentação dos convidados (público das comunidades, autoridades, organizações executoras e parceiras, e União Europeia); apresentação da programação do evento e objetivo.
19h30 - Momento das falas da Mesa: Composição da mesa: Coordenação do projeto (APOIO e MDF); Cecília Iorio (CAFOD); Sra. Denise Verdade (Delegação da União Europeia); representantes das autoridades locais, e representantes de sociedade civil. 
ü  Apresentação sobre a caminhada do projeto e seus resultados (MDF, APOIO) (10 mins)
ü  Fala de CAFOD (5 mins)
ü  Apresentação da União Europeia e seu papel como parceiro co-financiador do projeto e vídeo – Sra. Denise Verdade, representante da Delegação da União Europeia no Brasil (10 mins).
ü  Breve saudação e intervenção dos representantes presentes das autoridades locais, ONGs e movimentos parceiros (2 mins cada).
20h00 – Apresentação pública do Projeto Piloto e Depoimentos (20 minutos)
ü  Projeto Piloto de moradia sustentável e propostas de incidência do projeto
ü  Vídeo com depoimentos das famílias e comunidades
20h20 – Agradecimentos e fechamento (10 minutos)
20h30 – Coquetel de Encerramento
21h30  – Encerramento do evento



Sobre o Programa Urbano
O Programa Urbano atuando desde 2007 para a redução da pobreza urbana em São Paulo. O Programa é uma colaboração implementada pelos parceiros APOIO (Associação de Auxilio Mútuo) e MDF (Movimento em Defesa dos Favelados), com apoio de CAFOD (Agencia Católica para o Desenvolvimento Internacional da Inglaterra e País de Gales). Esta iniciativa tem como objetivo melhorar o acesso de famílias de baixa renda, especialmente aquelas chefiadas por mulheres, a políticas públicas de moradia e serviços básicos em favelas, áreas de moradia irregular e cortiços, em São Paulo, diminuindo sua vulnerabilidade frente às dimensões econômicas, ambientais e às mudanças climáticas.

Em 2012, o Programa obteve co-financiamento da União Europeia para implementar o Projeto “Promovendo uma cidade inclusiva e sustentável” em São Paulo. Este projeto segue 3 eixos fundamentais de ação: o fortalecimento comunitário a partir da organização, formação e participação popular; a promoção de políticas públicas sustentáveis de urbanização, moradia popular e serviços básicos de adaptação e redução dos riscos de mudanças climáticas; e o fortalecimento das propostas e parcerias com organizações locais, junto a autoridades.

Sobre as entidades executoras
APOIO - A Associação de Auxílio Mútuo iniciou suas atividades em 1992, durante a Campanha de Combate à Fome. A partir de 1996, implementou atividades junto a moradores de favelas e cortiços. Parcerias com entidades internacionais permitem, à APOIO, presença permanente na organização de pessoas e grupos comunitários, em defesa de direitos sociais na cidade de São Paulo.

MDF - O Movimento de Defesa do Favelado nasceu na década de 70, da luta dos favelados por saneamento básico, água, luz, rede de esgoto e terra. Essa luta se concretizou na Região Belém, através da formação de pequenos grupos que se juntaram, apoiados na fé e no sonho de transformar um mundo de miséria em um mundo de partilha. Hoje atua em 40 favelas a partir do tripé de Solidariedade, Presença e Resistência.

Sobre os apoiadores
CAFOD - A Agência Católica da Inglaterra e país de Gales para a Cooperação Internacional atua em 40 países em parceria com mais de 300 organizações da sociedade civil para combater a pobreza e promover um mundo mais seguro, sustentável e pacífico. No Brasil, a CAFOD trabalha desde 1968 acompanhando a organizações de sociedade civil para contribuir com o combate à exclusão social e econômica.

União Europeia - A União Europeia é uma parceria econômica e política com características únicas, constituída por 28 países europeus. Juntos, ao longo de um período de 50 anos, construíram uma zona de estabilidade, democracia e desenvolvimento sustentável, preservando, ao mesmo tempo, a sua diversidade cultural, a tolerância e as liberdades individuais. A União Europeia está empenhada em partilhar as suas realizações e os seus valores com países e povos para além de suas fronteiras.

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário